![]() Assédio moral ou Assédio à moral? |
![]() Tentacânula ou Tenta-cânula – sonda acanalada – sonda canelada |
![]() Meu óculo ou Meus óculos? |
---|
Índice
Miscelânea
Português
Isto ou Aquilo?
Tentacânula ou Tenta-cânula – sonda acanalada – sonda canelada
"
Tem como principais funções a sustentação e nutrição de tecidos, além do preenchimento de espaços entre estes.
1. Faça um estudo comparativo entre o tecido ósseo , o cartilaginoso e o denso não modelado levando em consideração os três elementos que caracterizam qualquer tecido conjuntivo : as células , as fibras e a substância fundamental amorfa :
2. Como se organizam os tecidos adiposo branco e adiposo escuro , e quais as suas semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais ?
3. Faça um esquema mostrando a relação entre todos os tipos de células do conjuntivo propriamente dito e dos conjuntivos especiais , colocando no esquema as características principais de cada tipo celular considerado :
4. Discuta e explique a relação morfo - funcional entre o tecido conjuntivo e o epitelial , bem como a estrutura e funções da membrana basal :
1 . Tecido ósseo : tipo especializado de tecido conjuntivo altamente vascularizado , formado por células e material intercelular calcificado , a matriz óssea .
Células :
- osteogênicas : osteoprogenitoras , presentes em todas as superfícies ósseas não reabsortivas , capazes de se auto - renovarem e de originarem osteoblastos ( em regiões bem vascularizadas ) e condroblastos ( em regiões avasculares ) quando estimuladas
- osteoblastos : responsáveis pela síntese e secreção da parte orgânica da matriz óssea , além de estarem envolvidas no processo de calcificação da matriz
- osteócitos : representam o estágio final da maturação da linhagem celular óssea
- osteoclastos : reabsorvem o excesso de matriz óssea , participam na remodelação , reparo e remoção da matriz mal constituída ou fragmentada .
Matriz óssea :
- parte inorgânica : íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio , mas há também bicarbonato , magnésio , potássio , sódio e citrato em pequenas quantidades
- parte orgânica : formada por fibrilas de colágeno ( principalmente do tipo I , mas também com pequenas quantidades do tipo V ) e por pequena quantidade de substância fundamental amorfa , composta por glicosaminoglicanas , glicoproteínas , osteonectina ( fixa o mineral ósseo ao colágeno ) e osteocalcina ( proteína de ligação do cálcio ) .
Tecido cartilaginoso : tecido conjuntivo especializado de sustentação , semi - rígido e levemente flexível , avascular . Composto por células , fibras e matriz intercelular , reconhece - se três tipos de cartilagem : cartilagem hialina , cartilagem elástica e fibrocartilagem .
Células :
- condroblastos : responsáveis pela síntese de matriz cartilaginosa e pelo crescimento aposicional
- condrócitos : condroblastos sepultados na matriz cartilaginosa , capazes de se dividir , responsáveis pelo crescimento intersticial .
Matriz cartilaginosa :
- principal constituinte macromolecular : proteoglicana
- presença de determinadas proteínas e glicoproteínas
- reforçada por fibrilas de colágeno do tipo II
- grande quantidade de líquido intersticial , facilitando a difusão de oxigênio e nutrientes a partir de capilares situados fora da cartilagem .
Cartilagem hialina :
- possui fibrilas de colágeno tipo II
- forma mais comum
- dá origem ao esqueleto e forma o disco epifisário para o crescimento dos ossos longos , além de atuar como tecido de sustentação nas vias respiratórias
Cartilagem elástica :
- além de finas fibrilas de colágeno tipo II , possui também fibras elásticas
- camada fibrosa do pericôndrio persiste
- resiste a flexões repetidas
- ocorrência : epiglote e orelha externa
Fibrocartilagem :
- feixes de fibras de colágeno paralelos e proeminentes
- não possui pericôndrio na vida adulta
- resiste ao estiramento sob extrema tensão
- ocorrência : inserções tendíneas , sínfise púbica , discos invertebrais e meniscos .
Tecido conjuntivo denso não modelado :
- tipo específico de tecido conjuntivo denso
- possui menos células que o tecido conjuntivo frouxo e é menos vascularizado
- possui abundante quantidade de fibras colágenas
- os feixes de fibras colágenas não são paralelos , mas sim , orientados em vários planos
- resistente a tensões exercidas em várias direções
- ocorrência : revestimento fibroso protetor de ossos e cartilagens , parte mais interna da pele , elementos de sustentação das glândulas e órgãos , valvas do sistema circulatório e envoltórios fibrosos resistentes do coração , cérebro , medula espinhal , nervos e músculos esqueléticos .
2 . O tecido adiposo branco ( ou amarelo ) é encontrado de forma mais distribuída , constitui a principal reserva de energia do corpo a longo prazo , além de funcionar como isolante evitando a perda de calor e como " amortecedor " acolchoando certas partes do corpo . As células são grandes , contêm o pigmento lipossolúvel caroteno , as mitocôndrias desempenham papel fundamental no fornecimento de energia para a manutenção do elevado índice de atividade metabólica e os lipídios são armazenados como uma grande gotícula única central .
O tecido adiposo escuro ( ou pardo ) distribui - se de forma mais escassa e é responsável pelo fornecimento de calor corporal , extremamente importante para recém - nascidos e para mamíferos hibernantes . É um tecido rico em suprimento sangüíneo capilar . Suas células são relativamente pequenas , contêm enzimas coloridas ( citocromos ) , as mitocôndrias são maiores e mais numerosas e os lipídios são armazenados sob a forma de múltiplas gotículas .
3 . Tecido conjuntivo propriamente dito :
Células :
- fibroblasto : célula com prolongamentos citoplasmáticos irregulares ; núcleo grande , de forma ovóide com nucléolo evidente . Citoplasma rico em Retículo Endoplasmático Rugoso e com Complexo de Golgi desenvolvido . Responsável pela formação das fibras e do material intercelular amorfo .
- fibrócito : célula levemente fusiforme , menor do que o fibroblasto , seu núcleo é alongado e menor . Citoplasma com deficiência em R. E. R. e em Complexo de Golgi . Sintetiza colágeno e proteoglicanas da substância fundamental amorfa .
- macrófago : morfologia variável de acordo com a localização e o estado funcional da célula . Podem ser fixos ou móveis , representando fases diversas do mesmo tipo celular , sendo que uma forma pode se transformar em outra . Os fixos são fusiformes ou estrelados , com núcleo ovóide e cromatina condensada . Os móveis apresentam formas variadas devido à sua movimentação por pseudópodos , possuem núcleo com cromatina condensada e geralmente em forma de rim . Os macrófagos atuam como elementos de defesa , possuem grande capacidade de pinocitose e de fagocitose , fagocitam restos de células , material intercelular alterado , bactérias e partículas inertes que penetram no organismo .
- mastócito : célula globosa e grande , sem prolongamentos e com o citoplasma carregado de grânulos . O núcleo é esférico e central , podendo estar recoberto pelos grânulos citoplasmáticos . Responsável pelas reações alérgicas ao liberar mediadores químicos armazenados .
- plasmócito : célula ovóide , com núcleo esférico normalmente localizado em posição excêntrica e com aspecto de roda devido à disposição da cromatina . O citoplasma é rico em R. E. R. , o Complexo de Golgi e o centro celular ficam ao lado do núcleo . Aparece em grande quantidade nas áreas onde existe inflamação crônica . Responsável pela síntese dos anticorpos circulantes encontrados no sangue .
Tecidos conjuntivos especiais :
Tecido Adiposo :
Células :
- adipócito : são caracterizados pelo armazenamento intracelular de gordura . Há dois tipos de tecido armazenador de gordura : o tecido adiposo unilocular e o multilocular . O unilocular é originado do mesênquima , com a formação de células fusiformes ( lipoblastos ) contendo pequenas vesículas de gordura . Uma grande gotícula central é formada , sendo circundada por uma margem fina de citoplasma com o núcleo achatado . Os adipócitos apresentam abundante retículo endoplasmático liso e numerosas vesículas de pinocitose envolvidas na biossíntese e no transporte de lipídios , além de ribossomos livres , retículo endoplasmático rugoso , uma região de Golgi e mitocôndrias proeminentes . Às vezes algum glicogênio armazenado está presente nestas células . Cada célula é circundada por uma lâmina externa e há uma matriz extracelular composta por fibras reticulares . O tecido adiposo multilocular tem como função metabolizar a gordura para produzir calor , sendo mais evidente nos recém - nascidos nos humanos e em animais hibernantes . Os lipídios são armazenados sob a forma de gotículas múltiplas . As células contêm grande quantidade de mitocôndrias ( maiores e mais numerosas , se compararmos com as células uniloculares ) , além de vacúolos lipídicos .
Tecido Cartilaginoso :
Células :
- condroblasto : originados do mesênquima , apresentam grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso , sintetizando ativamente proteínas da matriz extracelular , além de lipídios e glicogênio em abundância .
- condrócito : depois de depositar matriz cartilaginosa , os condroblastos se tornam menos ativos metabolicamente e apresentam pequenos núcleos com citoplasma claro e pouco definido , isto é , transformaram - se em condrócitos .
Tecido Ósseo :
Células :
- célula osteoprogenitora : pequena , fusiforme , presente em todas as superfícies reabsorventes do osso vivo , também são um componente do tecido da medula óssea , originam osteoblastos e condroblastos .
- osteoblasto : célula grande , sem capacidade de se dividir , varia de redonda a poligonal , possui prolongamentos citoplasmáticos . Geralmente apresenta núcleo excêntrico e possui grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso . Elabora o osteóide , uma matriz de sustentação do osso .
- osteócito : menor , possui quantidade suficiente de retículo endoplasmático rugoso e uma região de Golgi grande o bastante . Localiza - se em lacuna e apresenta numerosos prolongamentos citoplasmáticos interconectantes . São responsáveis pela manutenção da matriz óssea .
- osteoclasto : célula multinucleada que não se divide e se move ao longo das superfícies ósseas , reabsorvendo a matriz óssea dos locais onde está se deteriorando ou não é necessária .
Células do sangue :
Células vermelhas : eritrócitos , são as mais comuns das células sangüíneas , são responsáveis pelo transporte de O2 dos pulmões para os tecidos periféricos . Têm o formato de um disco bicôncavo , maximizando assim a proporção entre a área superficial e o volume e , conseqüentemente , maximizando a troca de O2 . O citoplasma de eritrócitos maduros apresenta praticamente somente hemoglobina .
Células brancas : leucócitos . possuem um papel defensivo , destruindo organismos infectantes como bactérias e vírus , além de auxiliarem na remoção de tecidos mortos ou lesados . Podem ser granulócitos ( três tipos ) ou agranulócitos ( dois tipos ):
A) granulócitos :
- neutrófilo : polimorfonucleares , possui núcleo segmentado em dois a cinco lobos interligados por finos filamentos de cromatina . O citoplasma possui algumas mitocôndrias e um pequeno complexo de Golgi , além de apresentar dois tipos de grânulos diferentes , os grânulos azurófilos e os específicos . Os neutrófilos desempenham um papel fundamental na reação inflamatória aguda .
- eosinófilo : levemente maior que o neutrófilo , possui núcleo bilobulado . O citoplasma contém mitocôndrias e complexo de Golgi , além de grânulos altamente específico . Os eosinófilos estão envolvidos na reação de hipersensibilidade imediata , tendo um papel de regulação da reação inflamatória alérgica .
- basófilo : núcleo geralmente bilobulado muitas vezes obscurecidos pelos abundantes grânulos do citoplasma . Os basófilos estão diretamente envolvidos nas respostas alérgicas sistêmicas , uma vez que seus grânulos contêm histamina e glicosaminoglicana sulfatada .
B) agranulócitos :
- linfócito : presentes também na linfa , podem ser de dois tamanhos : os pequenos e os grandes linfócitos . Os pequenos apresentam núcleo esférico e grande quantidade de ribossomos ; podem ser linfócitos B ( medula óssea vermelha ) ou linfócitos T ( timo ) , ambos tendo papel na resposta imune . Os grandes linfócitos apresentam núcleo maior e arredondado , o citoplasma possui grande quantidade de ribossomos livres , mitocôndrias , retículo endoplasmático granular e complexo de Golgi .
- monócito : maior tipo de leucócito . O núcleo varia desde uma forma ovóide até em forma de ferradura . O citoplasma apresenta ribossomos livres , complexo de Golgi , lisossomos dispersos e pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso . Podem transformar - se em macrófagos ao entrarem nos tecidos ou então podem fundir - se e originar osteoclastos ou células gigantes do tipo corpo estranho .
4 . A membrana basal é uma camada especializada de materiais da matriz intracelular , contém colágeno ( sintetizado pelas células epiteliais ) e permite uma adesão flexível das células epiteliais aos tecidos de sustentação subjacentes . O tecido conjuntivo subjacente é responsável pela nutrição e sustentação do tecido epitelial , uma vez que esse é avascular .
Referências Bibliográficas :
CORMACK , David H. . FUNDAMENTOS DE HISTOLOGIA . Ed. Guanabara Koogan , RJ , 1996 . 341 p.
CORMACK , David H . HAM HISTOLOGIA . 9ª edição . Ed. Guanabara Koogan , RJ , 1991 . 570 p .
JUNQUEIRA , L. C. ; CARNEIRO , José . HISTOLOGIA BÁSICA . 9ª edição . Ed. Guanabara Koogan , RJ ,
1999 . 427 p.
STEVENS , Alan ; LOWE , James . HISTOLOGIA . 1ª edição . Ed. Manole Ltda. , SP , 1995 . 378 p.
![]() Assédio moral ou Assédio à moral? |
![]() ![]() ![]() ![]() Tentacânula ou Tenta-cânula – sonda acanalada – sonda canelada |
![]() Meu óculo ou Meus óculos? |
---|
10558
dias on-line ![]() ![]() |
Idealização, Programação e Manutenção: Prof. Doutor Malthus Fonseca Galvão
http://lattes.cnpq.br/3546952790908357
|