Matrícula ou Email: Senha: Esqueci a senha 
   Nós dizemos não à violência contra a mulher   Nós dizemos não à violência contra a criança   Nós dizemos não a todo tipo de tortura

Leia no rodapé as condições de uso. Revoga-se toda e qualquer autorização divergente.



Índice
Toxicologia Forense
Corpos estranhos em estômago
Substâncias em cavidades naturais do corpo
Envenenamento -
Drogas encontradas junto ao cadáver
Envenenamento - "Chumbinho"  

 
 
    “...todas as substâncias são venenos, não existe nenhuma que não seja.
A dose correta diferencia um remédio de um veneno”.
Paracelso 1443-1541
Corpos estranhos em estômago

                                                   
Neste caso foram encontrados pacotes de fumo picado industrialmente e isqueiros, embalados em látex. Não foi possível determinar de forma exata a causa da morte.
Substâncias em cavidades naturais do corpo

                   
É comum o transporte de substâncias em cavidades naturais do corpo, em especial para adentrar estabelecimentos prisionais. Nem sempre entorpecentes.
Envenenamento -

                       
Neste caso também foi utilizada a técnica da coagem. Conseguimos apurar 9,7 gramas de chumbinho, conformado laboratorialente.
Drogas encontradas junto ao cadáver

       
Apesar de geralmente os Peritos Criminais recolheres drogas que estejam junto ao cadáver, não é incomum encontrarmos tais substâncias no momento do exame. Recomenda-se fotografar, pesar, embalar, identificar, documentar e encaminhar ao órgão solicitante da perícia, geralmente a Delegacia de Polícia, por meio da Central de Vestígios. Em geral o Delegado não recebe diretamente a droga, simplesmente encaminha ao Laboratório de toxicologia do Instituto de Criminalística. Nós não afirmamos ser droga. Dizemos que aparente ser, ou seja, as características macroscópicas permitem a hipótese diagnóstica. A comprovação deve ser laboratorial. O IML, em geral, testa apenas drogas ou seus metabólitos no sangue ou urina. A análise de droga in natura é realizada pelo IC.
Envenenamento - "Chumbinho"

                     
Neste caso a vítima ingeriu o veneno popularmente denominado "chumbinho", identificado como carbamato pelo laboratório. Observe a reação da mucosa gástrica e a técnica de improvisar um coador de pano.



Webmaster
Malthus

Site de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem do
LOAFMEL
Laboratório de Odontologia e Antropologia Forenses e Medicina Legal
Faculdade de Medicina
Universidade de Brasília.

Coordenador: Professor Malthus Galvão
Este site é monitorado.

©Os direitos autorais deste Sítio são protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Todos os programas de computador, métodos e bancos de dados utilizados neste Sítio foram desenvolvidos pelo Prof. Malthus Galvão. O conteúdo é propriedade dos respectivos autores. Toda violação destes direitos de propriedade estará sujeita às penalidades prescritas em lei. Entretanto,Você pode utilizar o material, desde que siga à risca os termos da licença a seguir.

LOAFMEL - UnB by Malthus Fonseca Galvão is licensed under CC BY-NC-SA 4.0


Este sítio está em constante remodelação e pode conter erros!!!